Publicado: Quinta, 12 Agosto 2021 08:31 | Por:

Rosário Oeste participa do lançamento do maior programa de alfabetização de MT

educação 31Seguindo determinação do Prefeito Alex Berto, a Secretária  Municipal de Educação de Rosário Oeste Odenete Nunes e a Secretária de Governo do município Ângela Godoes participaram nesta quarta feira (11/08/2021) do lançamento do maior programa de alfabetização da história do Estado e que envolve o “Mais MT Muxirum” e o “Alfabetiza MT”.

Os programas contam com investimento de mais de mais de R$ 30 milhões por ano do  Governo de Mato Grosso e será desenvolvido em regime de colaboração com os municípios.

Segundo o Governo, o objetivo é erradicar o analfabetismo em cinco anos (Mais MT Muxirum) e garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, que é até o 2º ano do Ensino Fundamental (Alfabetiza MT).

"O analfabetismo traz muito sofrimento. Eu sei o que é isso, pois minha mãe morreu sem saber ler e escrever. E esse programa vem para trazer dignidade e qualificação para milhares de pessoas. Precisamos deixar esse capítulo do analfabetismo para trás em Mato Grosso", afirmou o governador Mauro Mendes.

Mais MT Muxirum

O Programa Mais MT Muxirum – palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos.

Com investimentos de R$ 14,7 millhões ao ano, só no segundo semestre de 2021 serão atendidas mais de 48 mil pessoas em 60 municípios. O início das aulas está programado para ocorrer em setembro.

O Mais MT Muxirum contará com mais de 100 coordenadores e mais de 3 mil alfabetizadores.

Entre 2017 e 2019, o programa Muxirum (o nome não tinha o Mais MT), atendeu 12.940 pessoas. Só esse ano serão 48.399. Em 2020 o programa foi suspenso devido à pandemia.

Alfabetiza MT

Garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental é o objetivo do Programa Alfabetiza MT. O objetivo é reduzir as taxas de alfabetização incompleta e letramento insuficientes em séries avançadas.

Os investimentos serão de R$ 16.500.850,00 ao ano. O programa tem apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura.

O Governo fica responsável pelo apoio técnico e pedagógico, formação de profissionais, avaliações externas, premiação de escolas e acompanhamento das ações nas prefeituras

Os municípios terão que fazer a adesão ao programa, ampliando o regime de colaboração.

educação 30