Publicado: Terça, 28 Março 2023 10:59 | Por:

Rosário Oeste recebe Oficina do Projeto Saúde Redes

Equipes de Saúde do município de Rosário Oeste receberam neste dia 28/03/2023, a Oficina do Projeto Saúde Redes.

O Prefeito Alex Berto apoia integralmente o Projeto Saúde Redes e Rosário Oeste está entre os 6 municípios pioneiros na implantação da iniciativa que visa organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente.

Os municípios que fazem parte do projeto inicial são: Diamantino (polo), Rosário Oeste, Alto Paraguai, São José do Rio Claro, Nobres, e Nortelândia.

Em Rosário Oeste a capacitação sobre o projeto foi feita pelos Assessores Matriciais Karen Wilke Rocha e Valdeni Alexandre Ciconello Neto.

Segundo Karen, “O Projeto veio para Rosário Oeste como das regiões escolhidas e que contarão com a Assessoria do Hospital Alemão Osvaldo Cruz através do Projeto Saúde Redes. É um projeto para organização da rede de atenção e fortalecimento da governança regional. Ele é composto por oficinas e ações voltadas para o apoio e fortalecimento da gestão para que o município de Rosário Oeste faça primeiro um diagnostico de suas necessidades e fragilidades. Depois vamos para um dialogo regional para que os municípios participantes encontrem o que eles têm de fragilidades em comum para encontrar soluções que fortaleçam a região”.

O Secretário Municipal de Saúde Anderson Rodrigo participou da abertura do evento e comentou a importância que esse projeto significa para a saúde rosariense.

O Projeto Saúde Redes da região Centro Norte do Estado de Mato Grosso visa aprimorar a governança e a organização das redes de atenção à saúde em municípios de pequeno porte como Rosário Oeste, e qualificar as ações de gestão e fortalecimento do processo de regionalização.

A ação conta com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI- SUS), criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saude e CONASEMS.