Publicado: Sexta, 31 Março 2023 10:09 | Por:

Secretário de Saúde Anderson Rodrigo concedeu entrevista na rádio Alvorada para alertar sobre os cuidados com a dengue.

Na manhã desta sexta-feira, 31 de março de 2023, no quadro semanal dedicado a assuntos relacionados a saúde na Rádio Alvorada FM, o Secretário de Saúde, Anderson Rodrigo, a Coordenadora de Endemias, Madalena Bessa, e a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Enfermeira Michelli Kimura, abordaram o tema dengue, trazendo orientações e alertando a população sobre a situação, atualizando os dados do município quanto ao índico de infestação.

Hoje o Estado de Mato Grosso encontra-se em situação de alerta com o súbito aumento de casos, porém, o município de Rosário Oeste encontra-se com a situação controlada, comparando com ano de 2022, que no mesmo período, foram cerca de 40 casos confirmados.

O Prefeito Alex Berto vem desempenhando um excelente trabalho no combate ao mosquito Aedes aegypti, realizando diversos tipos de trabalho no controle a dengue no município de Rosário Oeste.

Com relação à (casos) de dengue no município, o Secretário de Saúde de Rosário Oeste, Anderson Rodrigo, destacou que há notificações, de 21 casos confirmados até a data de hoje. “Esperamos contar com a colaboração dos munícipes, eliminando os possíveis criadouros do mosquito”, afirmou o Secretário.

Conforme alertou a equipe responsável pelo setor de endemias, por intermédio da Coordenadora Madalena Bessa, e do Técnico Epidemiológico Dr. Romulo Ponce é importante neste momento uma maior colaboração da população. “Estamos em período de muitas chuvas, a água se acumula em resíduos, pneus, caixas d’água descobertas e depósitos naturais dos quintais, que tornam criadouros suscetíveis à proliferação dos mosquitos a população deve ficar atenta aos recipientes com acúmulo de água parada e eliminar os focos de reprodução do inseto”, explicou.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Enfermeira Michelli Kimura, apontou que todos devem ficar atentos a qualquer sintoma e procurar a Unidade de Saúde. “Com a proliferação do mosquito em toda a região, os riscos de serem afetados pela dengue são grandes”, considera.